Passar para o conteúdo principal

Gás mais utilizado no sector da saúde e um dos elementos mais indispensáveis nos hospitais e outras instituições de saúde para diferentes tipos de tratamento do foro respiratório.

O que é o Oxigénio Medicinal (O2)?

O oxigénio medicinal é o gás mais utilizado no sector da saúde e um dos elementos mais indispensáveis nos hospitais e outras instituições de saúde para prestar assistência respiratória e tratar a deficiência de oxigénio no sangue, células e tecidos do corpo.

A oxigenoterapia pode ser utilizada tanto em crianças como em adultos e visa, em qualquer caso, manter uma tensão arterial parcial de Oxigénio superior a 60 mm Hg ou uma saturação de Oxigénio no sangue arterial  ou igual ou superior a 90%. 

Indicações para Oxigénio Medicinal

O tratamento com oxigénio é indicado nos seguintes casos:

Para tratamento com oxigénio normobárico:

  • Tratamento ou prevenção da hipóxia crónica ou aguda, independentemente da causa.
  • Tratamento de crises de algia vascular facial. Cefaleias em salva.

Para tratamento com oxigénio hiperbárico

  • Doenças de descompressão.
  • Embolias gasosas de etiologia variada.
  • Envenenamento por monóxido de carbono em doentes que apresentam: inconsciência, sinais neurológicos, disfunções cardiovasculares ou acidose grave, independentemente dos níveis de carboxihemoglobina (COHb), história de perda de consciência e gravidez.
  • Necrose óssea e necrose muscular por clostridium (gangrena gasosa) como tratamento adjuvante. 

TAKEO™: A garrafa inteligente

A TAKEO™ é uma garrafa de liga de alumínio de 5L, que armazena no seu interior 1 m3 de Oxigénio a uma pressão de 200 bar a 15 ºC e é capaz de fornecer fluxos diferentes, consoante a prescrição do médico.

Esta garrafa com válvula redutora de pressão integrada não só oferece segurança, leveza e facilidade no manuseamento, mas também inclui um manómetro TIPI (Taema Intelligent Pressure Indicator). Este sistema fornece aos profissionais de saúde toda a informação de uma forma clara e ajuda-os a administrar o Oxigénio de forma eficiente e segura.

A garrafa de oxigénio medicinal TAKEO™ oferece segurança e tranquilidade aos profissionais de saúde, ao mesmo tempo que optimiza o consumo de gás medicinal.  Os benefícios desta inovação são os seguintes:

Segurança para o doente e para o utilizador:

  • O estado da carga e o tempo restante de utilização são conhecidos a qualquer momento.
  • Há um alarme quando a carga está abaixo de ¼ e um segundo sinal sonoro que avisa que restam 15 minutos de consumo com o fluxo decorrente.

Clareza e facilidade de utilização

  • Para além da visualização da carga restante em bares, o visor digital mostra o tempo de consumo restante em horas e minutos e a carga restante em litros.
  • É a própria garrafa que calcula a autonomia restante e não o seu  utilizador.

Eficiência 

  • O cliente poderá reduzir os custos de consumo de oxigénio, uma vez que o conteúdo da garrafa pode ser utilizado na sua totalidade, pois conhece-se sempre o conteúdo em litros disponível dentro da garrafa e o tempo restante de utilização, que depende do caudal utilizado em cada momento.
  • O cliente também será capaz de otimizar o stock de garrafas e reduzir os custos logísticos.

No processo de prescrição do Oxigénio, deverá haver um protocolo de administração e acesso a materiais de formação sobre a utilização do medicamento.

A nossa formação online AL Training visa ajudar os profissionais de saúde a aprender a utilizar corretamente e com segurança o Oxigénio medicinal, entre outros. 

Air Liquide Medicinal é o seu parceiro de confiança para o aconselhar sobre soluções de Oxigénio para as suas diferentes finalidades e assegurar a continuidade do fornecimento. Para obter mais informações consulte-nos.

Para consultar o Resumo das Caraterísticas do Medicamento e o Folheto Informativo clique aqui.